terça-feira, 1 de novembro de 2011

O playground do diabo.

Quando eu ouvi pela primeira vez a expressão "cabeça vazia é a oficina do diabo" eu juro que morri por uns três ou quatro segundos. Praticamente uma apnéia involuntária. Paralisei, olhando atentamente para a luz vinda de sei lá onde. Deveria estar com cara de espanto e boquiaberta, petrificada. Quem me visse naquele estado vegetativo trataria de tentar me reanimar ou com massagem cardíaca ou com um copo de água fria no rosto. Eu deveria ter no máximo nove anos de idade quando peguei essa expressão jogada ao nada em uma conversa de adultos. Quando voltei a respirar eu perguntei:
- Oficina de quem?
- Do diabo. Responderam-me rápido para voltar a se engajar na conversa de adultos.
- Do diabo, oficina? – retruquei.
- Sim, quando uma pessoa não quer fazer nada diz que o diabo a tenta.

Mesmo eu não entendendo a tal da frase eu deixei que a conversa de adulto continuasse para eu pensar melhor nas próximas perguntas.
E pensei: E quem não tentaria alguém que não quer fazer nada? Até eu que não sou diabo. Nessa idade em questão, os meus nove anos, eu não podia ver ninguém parado. Eu queria pular, queria correr, sujar a camisa, as meias eu queria ficar vermelha e sem ar. E sempre quando via alguém limpinho, penteado e quietinho eu o chamava para me acompanhar. Então eu sou uma espécie de diabo pensei comigo naquele minuto.

- Mas por que oficina? – não calculei o tempo que passou da ultima pergunta para essa, mas pela cara do adulto que me respondia pareceu que passaram 3 horas e 42 minutos e então se assustou:
- Ficou impressionada, menina? – respondeu minha pergunta com outra pergunta as gargalhadas e me desculpa, mas ela pareceu uma bruxa.
- Oficina não é um lugar que arruma carros? – eu queria mesmo entender.
Ainda rindo a mulher com risada de bruxa disse:
- Sim, oficina arruma carros. Mas nesse caso é um modo de dizer. As pessoas de mentes vazias só pensam besteiras, precisamos de atos para não ficar pensando em coisas que nos levam ao nada. Ela disse tudo isso olhando para o teto, levantou as sombrancelhas umas vinte mil vezes, coçou os lábios mais umas dez mil vezes e se calou.

Eu também me calei.

As amigas que conversavam se olharam no silêncio delas e no meu silêncio e uma piscou para outra como quem quisesse dizer: O que será que ela quer saber? Sorriram e assim a mulher com risada de bruxa continuou a explicação:

- E o diabo entrou como um personagem para tentar a cabeça e as vontades das pessoas que não querem trabalhar, estudar. Portanto devemos sempre fazer nossas obrigações e depois descansar. Ocupar a mente. Ela sorriu de novo um sorriso sem vergonha, bebeu um gole de café, quer dizer nem um gole para falar a verdade, ela emborcou a xicarazinha num bico enorme para derramar a ultima gotinha que forrava o fundo. E voltou a tagarelar como adulto achando que tinha sanado minha dúvida.

E se eu disser que eu não entendo essa expressão até hoje vai parecer ridículo? Quer dizer até entendo, mas acho que o grande problema é que eu não concordo com ela. Primeiro porque no dicionário a tradução de oficina é: Lugar onde trabalham operários, artesãos etc. Qualquer local de trabalho onde se exerce um ofício.

Queria voltar a interromper aquela conversa casual numa tarde ensolarada entre duas amigas bebendo um café vencido e indagar:
Mente vazia? Se for vazia mesmo não pensa, oras bolas. E se não pensa nem tentado pelo diabo tem perigo de ser. Oficina é a mais nobre tradução de trabalho e ofício, portanto o diabo ta oferecendo trabalho por aí, é praticamente uma agência de empregos. E outra, duvido que exista no mundo uma única pessoa que não pensa e que realmente tem a mente vazia, pensar é um ato repetitivo no dia-a-dia e esta ali para incomodar o tempo todo, às vezes chega a doer.

Está bem, exageros a parte, hoje eu entendo o que a expressão quer dizer. Que talvez não a mente da pessoa que é de fato vazia e sim sua alma. Que pensar todo mundo pensa, mas o livre arbítrio é a corda no pescoço de um simples pensamento e de quem o faz. Mas talvez a expressão fosse mais bem traduzida se adaptada para: Mente vazia playground do diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário